O programa de mobilidade estudantil da ABRUEM (Associação dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais) informa que estão sendo oferecidas 770 vagas de mobilidade para 12 universidades estaduais brasileiras. Por meio do Programa de Mobilidade Nacional (PMN) os estudantes das instituições filiadas a ABRUEM, dentre elas a UNIMONTES, poderão escolher as Universidades que ofereçam maiores oportunidades para o seu enriquecimento pessoal e profissional, de acordo com o perfil do curso.

Cada uma das 12 instituições lançarão editais próprios para receberem estudantes em seus cursos. Por isso, os interessados devem acompanhar os sites institucionais das universidades para as quais têm interesse de se candidatar. Todos os prazos, dentre eles os de envio de candidatura e de divulgação de resultados, serão definidos individualmente pelas instituições.

Para o 1° semestre de 2016, 12 universidades estão oferencerendo vagas, são elas: Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Estadual do Ceará (UEC), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade de Taubaté (Unitau), Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp).

Para se candidatar, o primeiro passo é identificar as universidades que oferecem vagas para o seu curso e se atualizar acerca dos prazos específicos de cada universidade participante.

Para mais informações acesse: http://www.mobilidadenacional.ueg.br/

A Fundação Carolina, instituição espanhola de referência em mobilidade acadêmica e bolsas de estudos internacionais, anunciou sua 16ª oferta de bolsas de estudos para estudantes latino-americanos. Para o ano letivo de 2016-2017, há um total de 607 bolsas. Entre as ofertas estão 349 bolsas de estudo para pós-graduação, 140 de curta duração para doutorado e pós-doutorado, 50 para a Escola de Verão da Universidade Complutense, 34 para projetos de estudos institucionais, 29 para professores brasileiros e 5 para projetos em empreendedorismo.

Fundada em 2000 para promover trocas educacionais entre a Espanha, países Ibero-americanos  e outros que tenham laços históricos, culturais ou geográficos com o país, a Fundação Carolina conta hoje com 110 instituições conveniadas. São aceitos bolsistas de todas as áreas do conhecimento. Para a Escola de Verão da Complutense, o prazo para inscrições é o dia 10 de fevereiro de 2016. Para bolsas de pós-graduação, empreendedorismo e estudos institucionais, 6 de março de 2016. Por fim, para bolsas de curta duração e as exclusivas para professores brasileiros, a data final é 7 de abril de 2016.

Atualmente, a UNIMONTES, mantêm convênio de cooperação com 4 universidades espanholas, entre elas a Universidade Politécnica de Madrid, a Universidade de Salamanca, a Universidade de Valência e a Universidade Autônoma de Barcelona.

Mais informações: http://www.fundacioncarolina.es/